sábado, 10 de dezembro de 2011

Eles querem seguir vivendo!!

Semana corrida. Em meio à tantas atividades, ontem tive o prazer de acompanhar Faride e Oriel, lideranças Guarani-Kaiowá, numa visita aos parentes Guarani-Mbya durante o dia. Foram longas conversas, manifestações de apoio e muito tererê. À noite receberam uma homenagem durante o lançamento do Relatório de Direitos Humanos no Brasil 2011, organizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Emocionados, falaram sobre a luta diária que travam para sobreviver diante de uma verdadeira situação de guerra, sem, no entanto, perderem a esperança de terem seus direitos respeitados.
Segundo dados do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), nos últimos 8 anos foram assassinados 250 indígenas no Mato Grosso do Sul. Hoje, vítima de toda essa violência,  faleceu Rosalino Lopes, um líder que havia sido baleado por pistoleiros em 2009 e ficou paralítico desde então. Como podemos constatar, esses números não param de crescer, mostrando um quadro gravíssimo e assustador.
Diante de tanta atrocidade não podemos nos calar. Os Kaiowá fizeram um apelo e insistiram na importância de levantarmos a questão e discuti-la amplamente em todos os setores.
Domingo, 11/12/2011 às 14h, vai acontecer um ato na Av. Paulista, na praça Osvaldo Cruz. Um bom momento para conversarmos, ouvirmos as lideranças e refletirmos sobre essa violência institucionalizada. Afinal, eles querem seguir vivendo.

Oriel Benites, durante o lançamento do Comitê Nacional em Defesa das População Indígena do Mato Grosso do Sul na Câmara Municipal de São Paulo (foto: cnbb.org.br)

Um comentário: