segunda-feira, 5 de março de 2012

Micaela, a guerreira dos andes

Nada mais justo do que homenagear essa semana (e sempre!) algumas mulheres que tiveram presença marcante na história da América Latina. Pena não dar conta de homenagear todas, afinal muitas guerreiras encontram-se no anonimato e outras nunca tiveram o destaque que mereciam. Micaela Bastidas Puyucahua é uma delas, não vamos encontrá-la nos livros de história.
Micaela nasceu em Pampamarca, Apurimác, Perú por volta de 1745. O pai de origem africana e a mãe indígena, lhe conferiram características físicas muito peculiares, de uma beleza ímpar. Aos 15 anos casou-se com José Gabriel Condorcanqui Noguera, mais conhecido como Tupac Amaru II e com ele teve 3 filhos: Hipolito, Mariano e Fernando.

Estrategista, esteve ao lado de Tupac Amaru II quando este sitiou Cusco, em 1781. A grande rebelião anti colonial explodiu na Província de Tinta, que estava ficando despovoada devido ao trabalho forçado da população nas minas de prata lideradas pelos espanhóis. Juntos, Tupác e Micaela "levantaram poeira" nos andes: decretaram liberdade aos escravos, aboliram impostos, entre outras façanhas. Em pouco tempo, milhares de mestiços, indígenas, escravos e camponeses não obedeciam mais às exigências da Coroa Espanhola.
Micaela enviou várias mensagens a Tupác para que ele invadisse Cusco de uma vez por todas, antes que os espanhóis fortalecessem suas defesas e os rebeldes se dispersassem. Capturada em 1781 e "puxada pelo rabo de um cavalo", Micaela entra na Praça Maior de Cusco."Ela vem dentro de um saco de couro, desses que carregam mate no Paraguai. Os cavalos arrastam também, junto ao cadafalso, Tupác Amaru e Hipólito, o filho mais velho.  Outro filho, Fernando, olha...". Micaela sobe ao tablado e o verdugo busca a sua língua, mas não consegue silenciá-la. A argola que aperta seu pescoço fino não é suficiente para matá-la, é preciso que os algozes enrolem laços em seu pescoço e lhes deem chutes no estômago e nos peitos para finalizar o suplício.
Nesse dia, Intip, o Deus Sol, se escondeu.

Mais:

Galeano, Eduardo: As veias abertas da América Latina. Ed. Paz e Terra. 1976.
______________. Mulheres. Ed. L&PM Pocket. 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário