segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Avatar Guarani

Ontem estive na aldeia Guarani Tekoa Pyau, com a qual desenvolvo meu trabalho. O objetivo era participar de uma reunião com a FUNAI para discutir a reestruturação do órgão.
Interessante  que, numa pausa, logo após servirem o almoço, uma das lideranças me chamou para perto do laptop (sim, eles tem usado novas tecnologias!) e disse:
- Luciana, venha ver aqui no laptop o filme que a gente fez. Chama “Avatar Guarani”.
Incrível! Simplesmente fizeram uma refilmagem de uma belíssima cena do “Avatar”, com as crianças da aldeia atuando de forma primorosa. Eu fiquei literalmente encantada, pois além de a cena ser extremamente poética, os Guarani conseguiram expressá-la com uma sensibilidade fora do comum.
Lembro que quando assisti ao filme, foi inevitável  associá-lo  com a situação da comunidade. Afinal, o que James Cameron fez, foi uma releitura da ocupação inglesa na América do Norte, que teve como consequência o extermínio de vários povos. Obviamente, como o filme é dirigido também ao público infantil, era importante que tivesse um final feliz.
 Os Guarani (assim como os navi do Avatar) possuem uma relação estreitíssima e de equivalência com a floresta, especificamente com a Mata Atlântica ou Ka’aguy em sua língua. Constantemente, indignam-se com a destruição desenfreada dos recursos naturais pelos juruá (não-índios) e questionam a viabilidade dos nossos padrões de consumo.
Considerados estrangeiros em sua própria terra e encurralados pela cidade que os engole cada vez mais, os Guarani buscam novas formas de comunicação com a sociedade envolvente para enfrentar a vulnerabilidade e adversidades a que são submetidos.

4 comentários:

  1. que legal isso Lu!!
    fiquei interessada no vídeo, vc tem?

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Então Ana,
    Já disse para a comunidade que gostaria de uma cópia e que eles deveriam divulgar o trabalho, pois ficou muito bom. Inclusive sugeri que poderíamos fazer uma apresentação na PUC.
    Se eu conseguir a autorização disponibilizo, ok?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Também fico no aguardo!!!
    Bem legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog...já to seguindo! Espero que tenha gostado do meu tb! rs...

    Rockisses Lu!

    ResponderExcluir