terça-feira, 19 de junho de 2012

Desenho humano na Cúpula dos Povos - Rio + 20

 Animados e com a esperança que lhes é característica, os indígenas presentes no IX Acampamento Terra Livre decidiram marchar novamente. A Cúpula dos Povos na Rio + 20 está tomada por um colorido, por uma diversidade humana e uma força que há tempos não se via. 

O colorido dos artesanatos (foto: Luciana Galante)

Povos do mundo inteiro estão denunciando a devastação em seus territórios, a criminalização de seus movimentos e a pressão que sofrem por parte dos diversos atores envolvidos nos saques às suas terras e recursos.
Dar visibilidade ao movimento e à presença indígena era uma das metas quando decidiram em assembleia a realização do ato que foi realizado hoje na praia do Flamengo. 
Presença Xavante (foto: Luciana Galante)
A marcha firme, contou entoação de cantos que encorajavam os manifestantes e atenuavam o cansaço. Afinal, há dias que as delegações indígenas estão reunidas na Cúpula dos Povos, enfrentando uma verdadeira maratona de denúncias, propostas e elaboração de documentos. 

Não faltaram bandeiras (foto: Luciana Galante)

A força dos cantos encorajando a marcha (foto: Luciana Galante)


A religiosidade dos Guarani-Kaiowá (foto: Luciana Galante)
 O enorme grupo que se dirigia rumo à praia do Flamengo, chamou a atenção de toda a Cúpula dos Povos e da mídia, é claro. A manifestação culminou na formação de um enorme"banner humano" cujo mote era  questionar o modelo energético atual e atentar para a necessidade de garantir  aos indígenas os  seus territórios, seus recursos naturais bem como sua sobrevivência física e cultural.

Disposição (foto: Luciana Galante)

Compondo a imagem (foto: Luciana Galante)
Finalmente, após a organização dos manifestantes, uma belíssima imagem foi composta:


O "banner" (foto: AFP)
Apesar de todo o interesse midiático, esperamos que representantes governamentais  se sensibilizem com as questões e apontem para um novo rumo em que a diversidade cultural seja respeitada e não tratada como obstáculo ao "desenvolvimento".



4 comentários:

  1. Parabens pelo empenho. Continuem lutando porque vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que temos pessoas como vc, que lutam pela sobrevivencia e manutenção da cultura de nosso povo!

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena lutar por um povo que nos brasileiros temos raizes ,mas muitos de nos as rejeitamos porque nao sabemos valorizar o seus costumes!

    ResponderExcluir