segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio+20 - Marcha dos Povos

Hoje foi a vez dos povos indígenas tomarem as ruas do Rio. Após uma ampla discussão sobre os impactos em seus territórios provocados pelas grande obras, pelas mineradoras e pelo agronegócio, decidiram em Assembleia que era hora de ir para as ruas e chamar a atenção para a causa.

Indígenas decidem pela marcha em assembleia (foto: Luciana Galante)
Os problemas que denunciam são emblemáticos, uma vez que por trás do discurso do "desenvolvimento sustentável" e da "economia verde" há uma verdadeira usurpação e apropriação dos recursos de uso comum como água, alimentos e, claro, território.

Guarani-Kaiowá denunciam o genocídio no Mato Grosso do Sul (foto Luciana Galante)
A marcha ocorreu rumo ao BNDES, um dos grandes financiadores de projetos que impactam as áreas indígenas como as hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio. 
Preocupados com a PEC - 215 (foto: Luciana Galante)

Os Guarani - Kaiowá exigem respostas (foto: Luciana Galante)

A força Kayapó (foto: Luciana Galante)

Yanomami: presença fundamental (foto: Luciana Galante)

Manifesto em frente ao BNDES (foto: Luciana Galante)

Os maracás: religiosidade e resistência (foto: Luciana Galante)

Juntos na marcha (foto: Luciana Galante)
O vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz, se reuniu com um grupo de 12 lideranças indígenas que apresentou os impactos sofridos por suas comunidades com a execução dessas obras.
Com o objetivo de solucionar o problema, foi criada uma comissão para levantar os problemas causados pelos empreendimentos financiados pelo banco e que afetam as comunidades indígenas. Ainda não é a solução, mas não deixa de ser uma conquista para o movimento. A luta continua, sempre.


Um comentário:

  1. Parabéns!Muito importante esse registro!Infelizmente a luta tem que continuar...

    ResponderExcluir